quinta-feira, 19 de maio de 2011

Relatório do Banco de Portugal arrasa Sócrates - o preço de negar a realidade

Sócrates e o seu ministro das Finanças entretiveram-se durante 2 anos a dizer que o défice ia bem, a despesa melhor, a receita excelente, e que não eram precisas mais medidas. A negação da realidade tornou o mau governo ainda mais caro. Do mesmo relatório do BdP:
«Ao longo de 2010, a economia portuguesa não corrigiu significativamente os desequilíbrios macroeconómicos acumulados nos anos anteriores. Neste âmbito, duas dimensões inter-relacionadas merecem ser sublinhadas. Por um lado, a persistência de um défice orçamental muito elevado, designadamente em termos estruturais. Por outro lado, a manutenção de elevadas necessidades líquidas de financiamento da economia, ainda que em ligeira diminuição face ao ano anterior. Estes dois fatores, conjugados com a persistência de um baixo crescimento tendencial da economia, contribuíram
inter alia para avolumar as dúvidas dos investidores internacionais sobre a sustentabilidade das finanças públicas e sobre a dinâmica intertemporal da dívida externa.»

Sem comentários:

Enviar um comentário